Tv Digital e Informática

Bem para começar com nosso primeiro post, irei falar sobre um tema que para alguns pode parecer novidade, mas que está aí no mercado já desde 2007, Tv Digital. Como é um tema que ainda está engatinhando no país, existem poucos desenvolvedores, certamente o mercado irá crescer demais, tendo em vista competições como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 que irá demandar de profissionais qualificados para o desenvolvimento de interatividade, como por exemplo, no momento de uma partida consultar todas as informações sobre determinado jogador que está em campo, comprar a camisa de determinada seleção que estiver jogando e por aí vai, as possibilidades são muitas, para vocês terem uma idéia um dos diretores executivos da IBM chegou a falar que o Brasil terá de importar mão de obra para dar conta e não ficar atrás tecnologicamente.

Todos os dias escutamos e assistimos na Tv falando sobre a falta de profissionais qualificados na área de TI e sobre o colapso que o Brasil irá sofrer daqui há alguns anos com a falta de pessoal especializado, isso irá atingir toda a área de TI e na área de Tv Digital nem se fala, ou seja, os poucos que estiverem sabendo do assunto e o principal programando, estarão bem a frente de qualquer outro profissional, vale lembrar que ainda não existem cursos de graduação voltado para a área.

Começaremos primeiro com um breve resumo da história da Tv Digital no nosso país, depois iremos abordar as tecnologias envolvidas no desenvolvimento para a Tv Digital.

A história da Tv Digital no Brasil começou no final da década de 90, para ser mais preciso 1999, quando o governo e instituições privadas começaram as avaliações técnicas sobre qual padrão o Brasil deveria adotar para seu sistema de Tv Digital.

Em 27 de novembro de 2003, foi fundado o comitê do SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), responsável pelos estudos que definiriam o padrão a ser adotado. Após vários estudos conduzidos, juntamente com universidades e companhias de comunicação, o sistema adotado foi apresentado no dia 13 de novembro de 2005 pelo Ministério das Comunicações.

O padrão escolhido foi o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), que foi desenvolvido pelo Japão, e com base nesse padrão o Brasil começou a desenvolver seu próprio padrão com modificações ao original.

Os principais motivos do Brasil ter adotado esse padrão foi pela capacidade do sistema conseguir atender a dispositivos portáteis, permitindo que o público assista Tv, por exemplo, em celulares, mini-televisores e outros dispositivos móveis e também pelo fato do sistema permitir interatividade através de todos os dispositivos já citados.

O SBTV foi desenvolvido com base no sistema japonês (ISDBT)  e tecnicamente ficou conhecido como ISDB-TB, que oferece uma série de diferenciais em relação aos sistemas de Tv digital atualmente em funcionamento no mundo.

O Brasil adicionou uma série de atualizações no padrão japonês, não vou me prender muito nos detalhes técnicos, mas basicamente o Brasil melhorou e muito a taxa de compressão de áudio e vídeo, proporcionando transmissão de conteúdo em altíssima qualidade para todos os dispositivos portáteis, celulares, notebooks etc.

Vale lembrar que o sistema brasileiro de televisão digital é livre e gratuito.

Para mais informações técnicas vocês podem encontrar na norma técnica 15602 (ABNT NBR 15602, partes 1,2 e 3)

No próximo post iremos abordar as tecnologias e linguagens utilizadas com alguns exemplos na prática.

Abraços!

 

 

Sobre Alexandre Belchior Medeiros

Bacharel em Análise de Sistemas

  1. Onhate

    Já está no favoritos…!!!
    Sucesso!

  2. William Souza

    Assunto interessante esse, realmente deve ter um potencial enorme, acho tbm que foi muito breve no historico, vou esperar pelo desenvolvimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: